terça-feira, 31 de julho de 2018

PRECISAMOS ATRAIR INDÚSTRIAS PARA O NOSSO MUNICÍPIO. O QUE FAZER?



Todos nós sabemos que as grandes empresas, existentes no mercado, buscam municípios para se instalarem que, sobretudo, estejam sendo administrados por pessoas empreendedoras. Ou seja, por prefeitos que tomem decisões, dediquem seu tempo e esforço para alcançar suas metas, e ainda assumam riscos.

No entendimento deste vereador, o prefeito empreendedor é aquele que, quando se depara com um problema, toma a iniciativa, que nada mais é do que a capacidade de a pessoa agir, quando necessário. É aquele que acredita que suas realizações dependam dele mesmo. É aquele que não coloca a "mão na massa", mas, sim, cria e delega responsabilidades a equipes, pois consegue controlar a si mesmo e ainda influenciar o grupo, para atingir seus objetivos.

Não há contradições nem diferenças entre os objetivos dos prefeitos e os dos empresários empreendedores.

Um bom gestor público procura executar tarefas e, como o empresário, o alcaide também deve buscar aumentar as receitas do município para, dessa maneira, poder realizar mais investimentos na cidade.

Diga-se de passagem, neste aspecto Caxambu, atualmente, ESTÁ MUITO BEM REPRESENTADA com o Prefeito Diogo Curi Hauegen.

Somado ao supramencionado, não se pode deixar de levar em consideração o incentivo fiscal que o município deverá oferecer e, neste aspecto a Câmara Municipal tem papel fundamental.

As empresas estão em busca de cidades cujo o valor do ISS cobrado seja mais baixo que de outras.

Sem dúvida este é um fator muito importante na escolha do local, pois pode significar uma economia considerável para a empresa. Assim sendo, a Câmara Municipal precisa estar ligada e, através de seus vereadores, elaborando leis que viabilizem tais incentivos.

Por outro lado, precisamos estar conscientes que NÃO É NADA FÁCIL atrair empresas neste momento de instabilidade por que passa o nosso Brasil.

Outros aspectos precisam ser levados em conta para se conseguir trazer indústrias para o município. Ou seja: alguns cuidados precisam ser tomados:

1) Planejamento: é preciso estudar a cidade e analisar as possibilidades dos segmentos de empresas e indústrias que poderão ser atraídos. Para isso, deve-se avaliar o clima, o solo e outros fatores que te ajudarão a "vender" a cidade;

2) Infraestrutura: as empresas procuram por cidades que ofereçam a infraestrutura necessária, como tratamento de água, rede de esgoto, estradas e energia elétrica que chegam até as empresas, estação rodoviária com ônibus para a capital e outros.

3) Logística: muitas empresas e indústrias escolhem aonde irão abrir suas filiais pela localização. Estar perto de aeroportos, estradas e rodovias que interligam os Estados, que passam entre grandes polos industriais ou que levam aos portos é um ponto fundamental na escolha do município pelas indústrias;

4) Mão de obra: caso a empresa precise de mão de obra qualificada, é preciso ver se a cidade terá pessoas que ofereçam esses serviços. As empresas, antes de escolherem onde abrirão novas fábricas e filiais, procuram se informar se a mão de obra da região irá atender suas necessidades. Nesse caso, é preciso se antecipar e procurar por parcerias com escolas profissionalizantes;

5) Apoio: um fator pouco analisado pelos gestores, mas considerável pelo setor de Relações Humanas das empresas é o apoio que a cidade oferece para os empresários. Analisa-se se há hotéis, hospitais, escolas, shoppings ou áreas de lazer no município ou em uma cidade ao redor. Afinal, a empresa ou indústria terá empresários que virão de outras cidades e levam isso em consideração;

6) Comunicação: é preciso ter bons materiais sobre a cidade, criar folders com fotos e informações claras e explicativas, vídeos e tudo o que for necessário, pois este pode ser o primeiro contato que um possível cliente tenha com o seu "produto", e não se pode passar uma má impressão. As empresas também levarão em conta o que os veículos de comunicação estão dizendo sobre a cidade. Por isso, é importante divulgar para os jornais da cidade, da região e para quantos mais conseguir, todas as melhorias e investimentos que se faz no município. Porém, é preciso saber lidar com a situação, quando a mídia está reportando algum problema municipal. Não se pode nunca esconder as informações da mídia e deve-se informar sempre quais as providências que a Prefeitura irá tomar. A contratação de empresas especializadas pode ajudar;

7) Oportunidade: o custo do transporte hoje está muito alto, o que faz com que as empresas procurem soluções para reduzi-los. Uma oportunidade que deve ser levada em conta é tentar trazer os fornecedores das empresas e indústrias que já estão alocados no município. É preciso saber quem são, do que precisam para a produção de seus produtos/serviços, e ir atrás deles;

8) Cuidar da cidade: ninguém gosta de trabalhar numa cidade visualmente feia, suja e pouco arborizada. Cada vez mais estes fatores estão sendo levados em consideração. Por isso, é necessário fazer o trabalho e cuidar da sua cidade!

Após estas considerações chego à conclusão de que Caxambu tem tudo para dar um salto.

Depois de um longo período, podemos afirmar, com toda certeza, que TEMOS HOJE UM PREFEITO EMPREENDEDOR QUE, EM MENOS DE DOIS ANOS, RECUPEROU A CIDADE E, SOBRETUDO, A AUTOESTIMA DOS CAXAMBUENSES. TEMOS UMA CÂMARA MUNICIPAL PARCEIRA, TOTALMENTE IMBUÍDA DO DESEJO DE AJUDAR A ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, PARA QUE POSSAMOS ALCANÇAR, PRINCIPALMENTE, ESTE OBJETIVO DE ATRAIR EMPRESAS QUE PODERÃO GERAR EMPREGOS PARA O NOSSO POVO.

Portanto, precisamos agora colocar “mãos à obra”. Ir a campo para vender a ideia de que nossa cidade é viável!

As indústrias, não poluentes, que desejarem aqui se estabelecer, certamente, serão muito bem-vindas.


Postagens Recentes

INDICAÇÃO Nº 329/2018 - Capina e limpeza da Rua João Carlos, bem como da Rua Cônego José Silvério, no Bairro Observatório.

O vereador que esta subscreve vem indicar ao Senhor Prefeito Municipal a necessidade da tomada da seguinte providência: Providenciar ca...